Uma loja ou marca com uma fragrância agradável, convida os clientes a passar mais tempo no seu interior. Uma boa fragrância cria a sensação, em quem a sente, de que há interesse pelo cliente.
A saturação de elementos visuais utilizados no retalho torna-os pouco eficazes e muito dispendiosos. Contudo, estudos provam que recordamos 35% do que cheiramos contra 5% do que vemos, abrindo assim um mundo de oportunidades em estratégias de marketing olfactivo, sendo curiosamente de maior impacto e de menor investimento. Os estímulos olfactivos promovem uma maior recordação da marca, maior permanência do cliente na loja, aumento do desejo de compra, uma melhoria da experiência de compra, alta fidelização de clientes e por fim, uma maior produtividade dos empregados. O aroma a baunilha, a rosas, a flores de verão, por exemplo, é óptimo para criar um ambiente agradável e positivo numa loja de roupa ou acessórios. Estas fragrâncias evocam memórias da infância ou da adolescência, e provocam emoções que impulsionam os clientes a comprar.
Quando falamos de uma loja alimentar, o importante é abrir o apetite. Alguns aromas gourmet são a chave para despertar a vontade de comer. Exemplos de fragrâncias para restauração ou lojas alimentares são o aroma a café, a baunilha, a bolacha, a chocolate ou a qualquer outro aroma que recorde alimentos deliciosos. Nasce a necessidade no cliente de adquirir mais produtos do que os que costuma levar habitualmente. Na maior parte das vezes o perfume que utilizamos para aromatizar as lojas atinge o corredor do centro comercial ou mesmo a rua, atraindo as pessoas que passam a entrar na loja, ainda que não estivesse nos seus planos.
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